Criar uma página no facebook é algo relativamente simples, assim como criar um perfil pessoal. No entanto, imagine a seguinte situação: Você tem uma página pessoal, e seu chefe de sua empresa e o seu sogro te adicionam como amigo. Pronto! Imediatamente você, antes de aceitar a solicitação de amizade, procurará remover tudo que possa desagradá-los, tornando o aspecto do seu perfil o mais “limpo” e que lhes dê a melhor impressão possível. 

Uma página profissional segue a mesma lógica! Neste caso, no entando, a intenção é agradar e surpreender o cliente, mas a questão é: como agradar, surpreender e assegurar o cliente de que seu negócio é o melhor? Vamos então, analisar os motivos pelos quais é necessário ter um profiossional qualificado em Web Design e uma equipe de Marketing para criar, gerenciar e promover sua página:

gol
cocacola
boticario
bmw

Observe algumas páginas de grandes empresas líderes nos seus respectivos segmentos: Elas seguem padrões, como o logotipo em formato quadrado, uma foto de capa que valoriza a empresa e de qualidade.

1 – APRESENTAÇÃO DA PÁGINA:

1.1: Logo Marcante e de fácil identificação:


Seu logo pode ser lindo, mas a imagem dele tem que estar bem enquadrada, numa resolução ideal, com, talvez, alguma modificação, caso seu logo seja muito complexo e cheio de detalhes. Neste caso, o logo principal pode ser colocado na imagem de capa.

1.2: IMAGEM DE CAPA:


Um designer é necessário para elaborar a arte, onde ele possa explorar os valores da sua empresa: A primeira impressão é a que fica. Quais são os valores que diferencia sua empresa das demais? Esses valores tem de ser realçados através de uma arte bem elaborada, sem que ela fique muito poluída de informações. O Web Manager saberá aproveitar as sazonalidades para elaborar uma arte específica para aquela ocasião: Exemplo: No natal, uma arte com um papai noel tomando coca-cola, ou no dia dos pais, um filho entregando um perfume da Boticário para seu pai. A foto de capa é a primeira coisa que o cliente em potencial irá olhar ao entrar em sua página, por isso é importante transmitir a ele a crediblidade que sua empresa oferece.

1.3: PREENCHIMENTO DOS CAMPOS:


Essa etapa é importantíssima. Os campos ajudam o facebook na identificação e catalogação da página. Todos os campos exigidos devem ser preenchidos, se possível.

1.4: AS REGRAS DO FACEBOOK


Sim, o facebook, como qualquer outra transmissora de informação que se preze, tem regras publicitárias, tais como: Proibição de propaganda de terceiros nas páginas, as capas não podem incluir preços, ou propagandas de terceiros.

2 – AS POSTAGENS:

2.1: A IMPORTÂNCIA DAS IMAGENS


Imagens, vídeos, textos e links: Respectivamente, esta é a ordem de preferência dos usuários do Facebook. Priorizando imagens, você garante a o maior interesse do cliente. Existem diversas pesquisas que comprovam que as pessoas interagem mais com imagens do que com outros formatos. É muito importante a publicação de imagens CRIATIVAS e que transmitam os valores de sua empresa! Não basta publicar apenas as fotos de seu produto, como qualquer um pode fazer. Em vez de publicar um texto, que vai ficar perdido em meio a tantas informações, é interessante que este seja transmitido em uma imagem, com alguma ilustração que atraia o cliente para ela. Portanto, SIM: Existe uma técnica por trás da publicação profissional no Facebook.

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2.2: A FREQUÊNCIA


Postagens frequentes são importantes para o cliente não perder o contato com a marca. Por mais que o cliente já tenha curtido sua página, ele não vai, espontaneamente, entrar diariamente em sua página para admirá-la. É necessário que, com postagens bem feitas e frequentes, sua empresa o atraia.

2.3: O CLIENTE PROMOVENDO SUA PÁGINA


Embora, de certo modo, seja contra a política publicitária do Facebook, grandes marcas realizam a estratégia de criar promoções para que os clientes CURTAM uma publicação, COMPARTILHEM, ou CURTAM sua página. Os clientes que assim o fizerem, estarão participando de uma promoção, como por exemplo, um KIT de cosméticos, ou um desconto em uma festa, ou um aparelho eletrônico grátis. Uma propaganda chamativa e uma promoção atrativa é essencial.

3 – OS ANÚNCIOS:


Com os anúncios no Facebook você alerta em cheio seu público e paga apenas quando alguém clicar sobre ele. O Facebook usa o mesmo modelo do google através de cobrança por cada clique. Isso quer dizer que você gasta quanto quiser, por exemplo, caso queira castar $150 por 30 dias, será cobrado o valor de $5 diários até término de 1 mês. Existe a possibilidade de ser mais preciso nos anúncios, atingindo, por exemplo, apenas aqueles que tem data de casamento marcada, aqueles que farão aniversário dali 10 dias, quem possui irmãos, ou ainda, quem reside à um determinado raio de seu comércio.

4 – ANÁLISE DOS RESULTADOS


A nossa equipe de Web Managers fará uma análise da publicação que foi mais eficiente em um período, quais conseguiram mais fãs, quais você perdeu mais fãs. Através das respostas do Facebook, a equipe de Marketing vai poder modificar a estratégia, a partir de informações dos usuários mais interessados em seus anúncios, tais como: Idade, sexo, preferências, localidade entre outros.