O QUE É SEO:


SEO é um conjunto de técnicas utilizadas exclusivamente para garantir que o site fique melhor posicionado quando um usuário realiza uma pesquisa em algum mecanismo de busca (GOOGLE, yahoo, bing). Naturalmente, os sites que aparecerem na primeira página serão mais visitados por dois motivos principais:
1. No dinâmico e ágil universo virtual, o usuário é atraído àquilo que é mais rápido e mais fácil, ou seja, dificilmente alguém irá buscar por itens nas páginas seguintes da pesquisa em questão.
2. Os conteúdos que primeiro aparecem, passam mais credibilidade, autenticidade e segurança ao usuário.
É notável a importância de não se confundir os resultados de busca padrões com os links patrocinados. Estes últimos são pagos e aparecem nas primeiras páginas do google como anúncios independentemente da aplicação de SEO no site.

TÉCNICAS UTILIZADAS:

Podemos dividir os fatores necessários para o melhor posicionamento em dois grupos:


On-Page, podemos listar:
Fatores DO SITE, inseridos no código fonte do site.

  • Títulos das páginas
  • Meta tags
  • Heading tags
  • Atributo alt em imagens
  • Domínio
  • URL do arquivo
  • Conteúdo


OFF-Page, podemos listar:
Fatores que estão associados ao site, mas não dentro dele.

  • Texto âncora dos links externos
  • Idade de um domínio
  • E o mais importante: Número de links apontando para o site (tendo em vista a qualidade dos apontadores).


Este último método, chamamos de LINK BUILDING. Um dos principais critérios dos mecanismos de busca para um site estar bem posicionado é a quantidade e a qualidade de links apontando para ele. Quando uma página aponta para outra, isso é interpretado como um “voto de confiança”. Obviamente, quanto mais “votos” um site tem mais credibilidade ele passa. No entanto, existem votos com mais pesos que outros. Por exemplo: Um site de uma clínica odontológica terá mais credibilidade se tiver apontadores do ramo, ou seja, dentro do contexto odontológico.
Um exemplo prático: Um site oficial de download de um programa vai aparecer em primeiro lugar no google mas, devido aos Google Ads, pode ser que links não oficiais apareçam em primeiro lugar: Exemplo, se for fazer download do Itunes, em primeiro lugar, na busca orgânica, aparecerá o site Apple mas, na página de busca em si, sempre aparecem links pagos que não passam por nenhum critério ou filtro. Obviamente, o que o usuário busca, naquele momento, é o site da Apple, mas ele pode ser induzido a abrir o link patrocinado.

OUTROS MÉTODOS IMPORTANTES:


Para facilitar a indexação pelo google, é importante que o desenvolvedor do site crie uma SiteMap, que é um arquivo .xml que contém uma orientação de como é a estrutura do site, da página principal às sub-páginas. Através do Google WebMasters Tools, é possível não só fazer este SiteMap como também avaliar a qualidade, o tempo de carregamento entre outras estatísticas do site.

CONCLUSÃO:


Todos esses fatores são decisivos e, em conjunto, colocam o site no topo, aumentando a chance de uma empresa ser encontrada nos mecanismos de busca que são atualmente, o principal vetor de comunicação e localização de uma empresa.